top of page

Criada em 2005 e oficializada pela Lei 6.203/2006, de 18 dezembro de 2006, a Escola Viva de Artes Cênicas tem como objetivo a pesquisa e criação em Artes Cênicas, com cursos e atividades nas áreas de Dança e Teatro, que privilegiem a experimentação artística em processos colaborativos. A Escola atende diretamente 100 aprendizes anualmente e, indiretamente, como público, aproximadamente 10 mil pessoas. Porém, é no caráter humanizador através de uma formação artístico cultural que se concentra sua maior relevância, por trabalhar direta e majoritariamente com a população jovem, em um tempo em que se faz necessário reafirmar o direito à vida e o respeito às diferenças, expressas também na arte e na cultura. Antes de serem artistas, os aprendizes são estimulados a descobrir suas próprias potências e se defrontar com questões éticas, políticas, históricas e de territórios onde vivem, pensando a arte como via de acesso – em proposição transformadora - ao próprio mundo em que habitam.

Perguntas frequentes

A seguir, algumas perguntas recorrentes aos interessados em ingressar nos cursos da Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos.

Se eu não puder estudar de 2a a 6a, ainda assim posso fazer o curso?

Se não há disponibilidade de tempo, fica muito complicado fazer um curso desse tipo. É exigida a presença, por tratar-se de atividades com construção coletiva, compartilhamentos e ações artísticas e culturais pela cidade, como contrapartida a realizar o curso mantido pela Secretaria de Cultura.

Posso me inscrever se moro em outra cidade?

Sim, qualquer pessoa poderá se inscrever, ciente de que serão priorizadas as pessoas residentes na cidade, por ser uma proposta de formação artística que pressupõe envolvimento e potencialização de ações artísticas e culturais na cidade.

O que é um curso livre? Posso ter meu DRT?

Curso livre significa que não faz parte do ensino regular obrigatório e normatizado pelo ministério da educação. Ou seja, o curso é pensado de acordo com o agrupamento que se forma no contexto da escola, de suas motivações, interesses e intencionalidade, sempre priorizando o coletivo. Assim, pela qualidade do curso, dos profissionais que o integram e do reconhecimento da escola, o/a aprendiz poderá pleitear seu registro nos órgãos competentes, a partir do certificado e documentação emitida pela Escola. Porém, nosso intuito é de incentivar e tornar intensa a pesquisa em artes cênicas, de modo práxico.

Como são os cursos?

Os cursos são estruturados em 4 módulos: diagnóstico, pesquisa, montagem e exercício; e 4 eixos: teoria e textos, corpo e musicalidade, encenação e práticas e improvisação. Em média cada curso tem 700 horas de duração, com no mínimo 100h/palco. Há o imbricamento dos cursos de dança e teatro, propiciando uma formação mais completa e integradora dos artistas aprendizes em contato com os mestres, que buscam criar relações autorais de criação em artes cênicas, com base na contemporaneidade das propostas, fundamentadas pelo lastro da história. Os cursos apresentam uma estrutura dinâmica, com filmes, oficinas, debates, bate-papos, projetos de interação de linguagem e de ação cultural pela cidade, além de derivas, idas a espetáculos e atividades culturais de todas as linguagens, além dos projetos Leituras Dramáticas, Caminho do Artista, Dança Viva, todos parte da ideia de compartilhamento de processos e vivências artísticas que pressuponham experiência, em detrimento do conceito de aulas.

O que são aberturas de processo e qual a frequência dessas atividades?

Aberturas de processo são os momentos em que a escola mostra processos de trabalho e pesquisa, promovendo a relação de formação de público, entendendo-a como parte fundamental da arte contemporânea a da obra aberta, processual. Assim, o caráter de "espetacularização" é substituído pelo conceito e prática do encontro, pressuposto fundamental da completude artística. Essas atividades são realizadas a cada módulo e no módulo 4 há uma temporada de espetáculo produzido durante o curso, com o mínimo de 20 apresentações, essenciais à formação dos artistas aprendizes e contrapartida à realização do curso, de modo gratuito, custeado pelo recurso oriundo dos impostos pagos pelos cidadãos de Guarulhos, investidos pela Secretaria de Cultura em projetos de formação cultural.